Câmara Temática de Dança realiza o 1º Encontro Setorial de Dança de Rio Branco

Nesse domingo, 03, a Câmara Temática de Dança realizou o 1º Encontro Setorial Livre Municipal de Dança de Rio Branco. O evento ocorreu no auditório da prefeitura municipal de Rio Branco, no centro da cidade, e contou com a presença de artistas da dança, representantes de grupos e companhias que integram o Movimento de Dança do Acre - MODA, além do presidente da Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil, Anderson Nascimento, do presidente da Associação de Dança do Acre – ASDAC, Júnior Uchoa, e do vereador Raimundo Castro.

No encontro, foram abordados diversos pontos referente ao fortalecimento das políticas culturais do município, enfatizando os avanços e, também, os desafios a serem enfrentados para consolidação de uma política cultural mais inclusiva, que seja capaz de romper as barreiras das desigualdades, permitindo o acesso à cultura e a arte de forma mais ampla.  

Veridiana Miranda, articuladora da Câmara Temática de Rio Branco, explicou o que motivou o encontro e manifestou sua opinião sobre os resultados alcançados:

“O 1° Encontro Setorial veio da necessidade de compreender a fundo o papel da Câmara Temática de Dança na construção das políticas públicas para o segmento. Durante o Encontro trabalhamos eixos a serem apresentados na Conferência Municipal de Cultura para debate e alinhamento. Então, decidimos adiantar o processo dentro da perspectiva da Setorial. E, em pleno domingo, várias expressões do segmento discutiram, encaminharam e sugeriram políticas públicas para a Dança.  Eu considero o resultado satisfatório com demandas limpas e objetivas”, ponderou Miranda.

Na oportunidade, também foram apresentados e discutidos os eixos temáticos sugeridos para serem debatidos nas conferências municipal e estadual de cultura, cujas propostas serão encaminhadas à 4ª Conferência Nacional de Cultura - CNC, que será realizada no período de 4 a 8 de março de 2024.

De acordo com o novo calendário da 4ª CNC, o prazo estabelecido para realização das etapas municipais, estaduais e nacional são os seguintes:

30/10/2023 - prazo limite para a realização das conferências municipais, intermunicipais e livres; 08/12/2023 - prazo limite para a realização das conferências estaduais, regionais, territoriais, temáticas e encontros setoriais; 04 a 08/03/2024 - Conferência Nacional de Cultura.


Veja todas  FOTOS AQUI!


Nos siga nas redes sociais:

https://www.facebook.com/vozdadanca

Instagram: @vozdadanca

https://www.youtube.com/@VozdaDanca





Comentários