Cia. Garatuja de Artes Cênicas celebra 35 anos com espetáculo na Usina de Arte João Donato

Após uma marcante participação no Festival Internacional Pueblos y Nacionalidades Artes Vivas Antisuyuk, no Equador, a Cia. Garatuja de Artes Cênicas retorna ao Brasil para comemorar seus 35 anos de trajetória dedicada às artes cênicas no Estado do Acre, coração da Amazônia.

A celebração acontecerá no próximo dia 19 de abril, às 19h30, na Usina de Arte João Donato, com a apresentação do espetáculo “Correrias, Yuxibus e Yuxins”, uma obra potente que atravessa as fronteiras do teatro, da dança, da performance e da memória ancestral.

Com dramaturgia e atuação de Regina Maciel, fundadora da companhia e referência na cena cultural acreana, o espetáculo mergulha no universo dos povos originários da Amazônia, evocando suas dores, saberes e espiritualidades. “Correrias, Yuxibus e Yuxins” aborda o genocídio indígena, o xamanismo, os rituais de cura, os seres encantados da floresta e a complexa cosmogonia dos povos tradicionais, em uma encenação que une corpo, máscara e palavra em um fluxo poético e ritualístico.

A montagem também incorpora elementos da pesquisa recente de Muty Shetaya, intitulada “A Máscara do Povo Huni Kuin e Madiha”, trazendo à cena um diálogo sensível entre o fazer artístico e os saberes ancestrais da floresta.

Ao longo dessas mais de três décadas, a Cia. Garatuja construiu um repertório autoral, crítico e poético, sendo reconhecida por sua atuação comprometida com questões sociais, ambientais e culturais da Amazônia.



Siga o Voz da Dança nas redes sociais e no YouTube:

Instagram: @vozdadanca

Facebook: https://www.facebook.com/vozdadanca

YouTube: https://www.youtube.com/c/VozdaDanca/videos

Comentários